Secretária Juliana Câmara participa de sessão remota e debate combate ao coronavírus em Quixadá

07/05/2020

Nesta quinta-feira, dia 7 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Quixadá, Juliana Câmara, por solicitação da vereadora Rosa Buriti, participou da sessão em videoconferência, com a presença de todos os vereadores do legislativo local, apresentando as ações de combate ao coronavírus na cidade e respondendo a questionamentos dos parlamentares.

A secretária Juliana aproveitou a oportunidade para detalhar sobre o funcionamento da nova unidade de saúde exclusiva para atender pacientes diagnosticados com coronavírus, localizada no bairro Putiú. Juliana disse que a nomeada Unidade Covid de Quixadá já conta com três respiradores aptos a entender a população local, mas já aguarda o recebimento de novos equipamentos oriundos do governo do Ceará, exclusivos para o tratamento de enfermos acometidos pelo contágio.

De acordo com a secretaria municipal de saúde, a Unidade Covid Quixadá já conta com laboratório equipado com aparelhos de hemodinâmica e está projetada para funcionar durante 24 horas diárias, durante todo período da pandemia, com a escala de profissionais em prontidão para atender os quixadaenses. Juliana disse ainda que na unidade há aparelhos cardíacos, ventiladores mecânicos e raio-x.

Ao ser questionada sobre o número real de casos em Quixadá, secretária Juliana esclareceu que; “um dos grandes desafios a serem enfrentados, fora o enfrentamento da epidemia, é combater as mentiras diariamente espalhadas”. A secretária informou que segundo o boletim epidemiológico, no município há hoje 192 casos suspeitos, dos quais 25 destes seguem aguardando resultado dos exames. Dos 77 casos oficialmente confirmados, 42 já estão recuperados e o restante segue em isolamento residencial.

A secretária criticou duramente pessoas que se aproveitam de uma situação de crise na saúde pública para espalhar mentiras e causar medo na população. Juliana disse que; “todos os casos suspeitos em Quixadá estão recebendo o total e merecido atendimento por profissionais de nossa sistema municipal de saúde, conforme os protocolos recomendados”.

Durante a sessão, todos os vereadores tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas existentes em relação ao combate ao contágio em Quixadá. De modo unânime, todos reconheceram o desprendimento e dedicação ao trabalho da secretária municipal de saúde. E na próxima semana, a Câmara votará projetos de indicação que visam auxiliar no enfrentamento ao contágio.